Perguntas Frequentes

Prezado(a) Empreendedor(a),

Estamos buscando a melhor forma de atender a demanda de todos os nossos clientes, microempreendedores individuais, micro e pequenas empresas. Por isso, contamos com a sua compreensão. Pode acontecer de os canais telefônicos estarem congestionados. Portanto, verifique se sua dúvida se encaixa em uma das questões frequentes abaixo:

As opções de crédito da ACCREDITO atendem a todas as necessidades da empresa, desde capital de giro, financiamento para investimento fixo, desconto de duplicatas/boletos e até antecipação de recebíveis de cartão de crédito.

Atualmente, estamos operando com empréstimos para capital de giro e financiamentos para investimento fixo e, em breve, disponibilizaremos as demais modalidades de crédito.

Nossas linhas de crédito e de serviços financeiros são direcionadas para microempreendedores individuais (MEI), micro e pequenas empresas, sediadas no Estado de São Paulo.

A ACCREDITO não atua com Pessoas Físicas.

  • Estar sediada no Estado de São Paulo;
  • Possuir faturamento anual de até R$ 4,8 milhões;
  • Ter, no mínimo, 12 meses de constituição (operação);
  • Não possuir apontamentos restritivos registrados na Boa Vista/SCPC;
  • Não possuir dívidas vencidas ou baixadas em prejuízo registrada no SCR do Banco Central do Brasil.

A partir de 1,62% a.m. para capital de giro e, a partir de 1,55% a.m. para a operação de financiamento para investimento fixo, podendo as taxas de juros variar de acordo com a análise de crédito.

É definido na análise de crédito. O valor do empréstimo para capital de giro está limitado a R$ 50.000,00 e, para a operação de financiamento para investimento fixo, a R$ 80.000,00.

Para capital de giro, o prazo máximo da operação é de 24 meses (com carência de até 6 meses) e, para a operação de financiamento para investimento fixo, o prazo máximo é de 36 meses (com carência de até 9 meses). Durante o período de carência serão cobrados mensalmente juros calculados sobre o saldo devedor da operação. Após o período de carência serão cobrados os valores de prestações, compostos das parcelas de amortização e de juros.

Será devida uma taxa de concessão de crédito (TCC) no valor de R$ 100,00. Haverá também cobrança de IOF incidente a operação de crédito, nos termos da legislação vigente. Os valores devidos serão deduzidos do valor do empréstimo por ocasião da sua liberação.

a) Documentos em nome da empresa:
  • Comprovante de endereço:Contas de água, energia elétrica, internet, telefone fixo, carnê IPTU e alvará de funcionamento expedido pela Prefeitura Municipal. Não serão aceitos os seguintes documentos: conta de telefone celular, notas fiscais e boletos de cobrança.
  • Comprovante de dados bancários: O comprovante bancário é o documento que você vai comprovar a existência da sua conta corrente no banco. O documento deve atender essas exigências: Nome completo do titular da conta; Identificação do banco; número da agência; e número da conta bancária. Não serão aceitas as seguintes modalidades de contas: poupança; poupança digital e conta salário.
b) Documentos em nome do(s) sócios(s)/avalista(s):
  • RG ou CNH;
  • Comprovante de residência: Contas de água, energia elétrica, gás, internet e de telefone fixo. Não serão aceitos os seguintes documentos: conta de telefone celular, notas fiscais e boletos de cobrança

No decorrer do preenchimento da proposta de operação (fase de cadastro dos dados da empresa e dos sócios), o aplicativo requisitará que você tire fotos dos documentos necessários para a obtenção do empréstimo/financiamento. Se as imagens desses documentos estiverem sido previamente armazenadas no seu dispositivo celular, o envio pode ser feito através de “upload” dos arquivos correspondentes.

Se você estiver utilizando a Plataforma Web, o envio dos documentos somente pode ser feito através de “Upload” de arquivos eletrônicos de documentos. Para isso, é necessário que os documentos sejam previamente digitalizados e armazenados no seu computador.

Os arquivos de documentos para fins de “upload” deverão estar gravados nos formatos "PNG", "JPEG" ou "TIF" (imagens). Arquivos nos formatos “PDF", "WORD" , "EXCEL", "TXT" etc. , não serão aceitos para fins de validação eletrônica.

As solicitações de empréstimos/financiamentos podem ser realizadas através de aplicativo mobile (App ACCREDITO-SCD), disponível no Google Play. Em breve, o aplicativo também estará disponível na Apple Store.

As solicitações de empréstimos podem também ser realizadas acessando o Aplicativo Web, disponível no site da ACCREDITO, endereço eletrônico: www.accredito-scd.com.br.

As instituições financeiras têm assegurado o sigilo de sua Política de Crédito e da estratégia de concessão de crédito. As empresas que não se enquadrarem nos critérios de qualificação terão suas solicitações canceladas, sendo informado aos clientes, de forma padronizada, o não atendimento à Política de Crédito, não cabendo a especificação sobre a análise de risco que tenha motivado a não qualificação do cliente para a operação.

A ACCREDITO providenciará a emissão da Cédula de Crédito Bancário (CCB) e, através de e-mail, notificará o(s) representantes(s) da empresa e sócio(s) para a coleta de assinaturas, constando as seguintes informações:

“Olá (nome do representante da empresa ou do sócio),
Você foi convidado por ACCREDITO - SOCIEDADE DE CRÉDITO DIRETO S.A. para participar do processo de assinatura da coleta "Coleta de Assinaturas - CCB".

Para assinar o documento siga os seguintes passos:

  • Clique no link indicado;
  • Informe o CNPJ (empresa) ou o CPF (no caso de sócios);
  • Efetue download do documento (CCB);
  • Confira se os dados estão corretos;
  • Configure a forma de assinatura (texto, manuscrita ou upload de assinatura digitalizada);
  • Acione os botões “rejeitar” ou “assinar” que constam na parte final do e-mail;
  • No caso de aceitação do documento e respectiva assinatura, aguarde a próxima etapa, que é a liberação de crédito.

A assinatura eletrônica é dada pelo conjunto de evidências digitais coletadas no momento da assinatura, como geolocalização, endereço IP do assinante e o próprio e-mail do usuário, que servem como evidência probatória. A assinatura eletrônica contém, além das evidências digitais, um Carimbo do Tempo que garante a integridade e a tempestividade destas evidências, conferindo mais força à validade jurídica.

Depois de recebimento da Cédula de Crédito Bancário (CCB), devidamente assinada eletronicamente, o dinheiro é creditado em conta corrente da empresa em poucas horas. Dependendo do horário que a ACCREDITO receber o documento assinado, a liberação do valor de crédito ocorrerá no dia seguinte.

Sim, faremos uma nova análise de crédito para verificar se a empresa está qualificada e possui limite disponível.

FUNDO DE AVAL – FAMPE:

Fampe é o Fundo de Aval para as Micro e Pequenas Empresas que o SEBRAE disponibiliza aos bancos conveniados. O Fampe tem como finalidade exclusiva a complementação das garantias exigidas pelas instituições financeiras conveniadas ao SEBRAE na liberação de crédito para pequenos negócios.

A ACCREDITO em parceria com o SEBRAE, oferece aos microempreendedores individuais (MEI), micro empresas (ME) e empresas de pequeno porte (EPP), essa alternativa de aderir ao Fampe e, desta forma, apresentar as garantias necessárias para obtenção do crédito.

Sim. É cobrada uma Taxa de Concessão de Aval (TCA), que é revertida para o Sebrae. Ela objetiva contribuir para o aumento dos recursos do fundo disponibilizados para novas garantias, visando atender ao maior número possível de MPE.

O custo é calculado segundo a fórmula:

TCA = 0,1% X prazo da operação x valor da garantia solicitada.

Exemplo:

Valor do empréstimo/financiamento: R$ 50.000,00
Valor da garantia: 80% de R$ 50.000,00 = R$ 40.000,00
Prazo total da operação: 24 meses (já incluído carência de 6 meses)

TCA = 0,1% X 24 (meses) X 40.000,00 (valor garantido) = R$ 960,00

Clique aqui para acessar o Regulamento do Fampe.

APLICATIVOS E SITES:

Clique e acesse a loja Play Store.

Clique e acesse a loja App Store.

No aplicativo, basta clicar no botão "Cadastrar" e informar os dados solicitados (nome do responsável, CNPJ, E-mail e telefone celular). Em poucos minutos você receberá um E-mail da ACCREDITO com o ”login” e uma senha provisória. Para sua segurança, sua senha provisória deve ser substituída no primeiro acesso. A nova senha deverá conter, no mínimo 8 caracteres, e ser composta por letras, números e caracteres especiais como, por exemplo: !@$%.

Tendo o cadastro concluído, clique no botão "Entrar" e, em seguida, informe o “login” e senha.

Para iniciar o pedido de empréstimo, selecione a opção “Empréstimos e Financiamentos” e clique em “Solicitar”.

Acesse o site da ACCREDITO, endereço eletrônico www.accredito-scd.com.br e clique no botão “Solicitações” (no alto da página inicial à direita). Na área de “Solicitações”, clique na opção “Cadastre-se aqui” e informe seus dados. Você receberá um E-mail com uma senha provisória, devendo na sequência seguir os mesmos passos descritos no item anterior para definição de uma nova senha.

O aplicativo Web também pode ser acessado, clicando no botão “Solicitar”, disponível ao final das páginas dos simuladores de empréstimos.

Atenção: O aplicativo Web é incompatível para ser utilizado através de dispositivos móveis (smartphones e tabletes).

Isso acontece, fique tranquilo! Basta solicitar uma nova senha.

Acesse o App ou a plataforma WEB e escolha a opção “Esqueci minha senha” e informe o seu login (CNPJ da sua empresa) e o E-mail cadastrado. Enviaremos um E-mail com uma nova senha temporária. Ao acessar a plataforma ou o aplicativo será necessário definir uma nova senha.

Favor encaminhar e-mail com o assunto “resgatar senha” e informar CNPJ, Razão Social, nome de contato, e-mail e telefone para atendimento@accredito-scd.com.br.