Palavra do Presidente

O sistema bancário brasileiro vem passando por intensas e profundas mudanças nos últimos 20 anos, principalmente após a edição do Plano Real e da implementação do Regime de Metas de Inflação que foram determinantes para dar maior previsibilidade à nossa economia.

Nesse mesmo período, presenciamos uma verdadeira revolução tecnológica e de modelos de negócios nos diversos sistemas financeiros dos principais mercados internacionais, a partir da entrada de novos players, como é o caso das fintechs, juntamente com a adoção das criptomoedas e do uso da tecnologia blockchain.

No Brasil, apesar de contarmos com mais de 100 instituições bancárias, podemos afirmar que apenas cinco bancos detêm quase 85% do total de créditos alocados aos diversos setores da economia, o que indiscutivelmente demonstra baixa competitividade nesse setor.

As taxas de juros praticadas nessas operações, quando comparadas com a taxa básica do Governo (Selic), apresentam-se extremamente elevadas, denotando um spread que não se encontra em praticamente nenhum outro sistema financeiro.

Além desse fator, é sempre importante lembrar que as empresas de pequeno porte enfrentam inúmeras dificuldades para acessarem o mercado de crédito, apesar das taxas de juros escorchantes que lhe são aplicadas.

É nesse contexto que a Associação Comercial de São Paulo (ACSP), instituição criada há mais de 120 anos, tomou a importante decisão de constituir uma instituição financeira totalmente digital, de acordo com a Resolução nº 4.656, do Conselho Monetário Nacional, com capital próprio.

Sua missão é apoiar as empresas associadas ao sistema FACESP, com recursos para financiamentos em condições mais competitivas daquelas encontradas no mercado convencional de crédito.

Portanto, a partir de agora, os associados têm uma opção a mais para buscar o suporte financeiro para os seus negócios, de uma forma descomplicada, rápida, segura e transparente.

A ACCREDITO, por intermédio de seu portal, funciona 24 horas por sete dias. Ou seja, a qualquer momento o associado poderá fazer simulações sobre o empréstimo pretendido e ingressar com as informações necessárias à análise de seu pleito, no conforto de sua residência e, por exemplo, aos finais de semana.

Essa iniciativa da ACSP vem somar a outras já em curso, como o já conhecido bureau de crédito da Boa Vista, a Companhia de Registro de Duplicatas, a criação da Faculdade de Comércio e a criação da Vitrine Virtual, para os associados disponibilizarem os seus produtos e serviços em um ambiente totalmente digital.

Assim, por acreditarmos no empreendedorismo e na força do comércio na movimentação da economia, a ACCREDITO espera atuar como braço financeiro das micro e pequenas empresas e contribuir para a sustentabilidade de seus negócios. Conte conosco!

Milton Luiz de Melo Santos
Diretor-Presidente da ACCREDITO